
Esperamos que, ao contrário de algumas vozes cínicas, os termos do negócio sejam de facto aqueles veículados pela notícia. Há quem pense que a realidade dos números será outra. Os números publicados serviriam a ideia de que, afinal, o problema financeiro e político está resolvido, sem custos para o erário público.
«O modelo de negócio acordado entre o Grupo Pestana e a vice-presidência do Governo Regional passa pela constituição de uma empresa que será detida maioritariamente por aquele grupo hoteleiro (74%), ficando a Sociedade Ponta Oeste com os remanescentes 26%. Posteriormente, esta sociedade vai adquirir os terrenos onde o projecto será implantado, garantindo a Ponta Oeste no imediato cerca de 20 milhões de euros, 60% do investimento total já feito na Marina do Lugar de Baixo (34 milhões de euros).»

O grupo Pestana estará disposto a custear os 6,9 milhões para a «nova e indispensável barreira de protecção da marina»?
O mega-projecto, na imagem, foi noticiado pelo Diário em 5 de Março de 2006, a propósito do projecto da empresa holandesa Delft, que prometia reduzir em «75% os efeitos devastadores» das ondas sobre os 400 metros do molhe principal. Mesmo assim, ficam sem rédea 25% da energia das ondas, que embatem no molhe da Marina...
Há quem defenda uma solução mais adequada para a protecção da marina: Recife artificial é solução para a Marina do Lugar de Baixo, com várias vantagens (por Pedro Bicudo) e Vontade política e costa madeirense.
Para esse efeito, tiveram lugar reuniões, na Madeira, entre responsáveis da Sociedade de Devenvolvimento da Ponta Oeste e defensores desta solução do recife artificial, incluindo o perito internacional Kerry Black, considerado o fundador de recifes artificiais ao largo da costa, para protecção costeira ou com fins recreativos. Desconhece-se o conteúdo e resultados desses encontros.
A recordar:
Artificializar até a Madeira ser o que não é
Guerra dos outdoors
Recifes artificiais e protecção da costa
Kerry Black, perito em questões costeiras, esteve na Madeira
Cascais cria recife artificial para surf e protecção da costa
Recifes artificiais e Marina do Lugar de Baixo
Marina não é mamarracho
Euromilhões na Marina do Lugar de Baixo
Obras da Madeira Velha mais duráveis do que as da Madeira Nova
Ondas Velhas testam Obras Novas
Sem comentários:
Enviar um comentário