«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Refundiando o baú

Os temas dos primeiros álbuns de Metallica - Kill 'Em All, Ride the Lightning, Master of Puppets e ...And Justice for All, todos dos anos 80 - têm melhor som nas gravações ao vivo da década de noventa, nomeadamente ao nível dos graves (bateria e baixo), do que os originais de estúdio.
photo copyright

Há anos que não ouvia o triplo CD ao vivo que integra a caixa Live Shit Binge & Purge, de 1993, época saudosa em que a paixão pela música da banda atingiu o pico de intensidade após o Black Album e o primeiro concerto em Portugal.

Bob Rock produziu os discos de Metallica com melhor qualidade sonora: Black Album, Load, Reload e St. Anger. O primeiro e este estão entre os que mais gosto da banda. O som fininho dos discos da década de oitenta não me predispõe e não dá gozo ouvir.

O mais recente então nem se fala, completamente lixado pela maneira como foi gravado devido à loudness war (compressão do som). Nem o comprei. O baixo e a bateria estão em segundo plano em favor da vocalização e das guitarradas: Death Magnetic, onde moram os graves?

Já não tinha presente que este triplo CD ao vivo, gravado no México em 1993, tinha tão bom som, com os graves bem presentes e robustos. Ainda bem que fui refundiar ao baú.

Vou sugerir à banda que toque e grave ao vivo os quatro primeiros álbuns... Já agora com o Bob Rock a supervisionar o projecto, apesar de não surgir nos créditos do referido triplo ao vivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário