«Região apresenta as taxas mais baixas de transição/ conclusão em todos os ciclos», noticiou o Diário |
Segundo relatório apresentado pelo Conselho Nacional de Educação a Madeira tem os «piores resultados, no País, no que toca a transições de ano e conclusão de ciclo de estudo», noticiou o Diário. «Ou seja, por cá há mais chumbos e mais abandono escolar.»
O Diário recorda que «estas não foram as únicas más notícias para a educação madeirense nos últimos dias», referindo-se ao ranking de escolas. «O secretário regional da Educação Francisco Fernandes disse na altura que os rankings são uma maneira "redutora" e "enviesada" de avaliar a qualidade do ensino e as escolas da Madeira, já que ignoram, por exemplo, que na Jaime Moniz, 42 alunos entraram em Medicina.»
E o secretário Regional questionou: "Não seria mais justo avaliar-se quantos alunos concluem o 9º ano, quantos o 12º e quantos entram na Universidade? Ora, a «investigação da CNE prova que também aqui a Região está no topo da pirâmide de maus resultados.»
Segundo o mesmo documento, a «distância que separa os portugueses da média europeia vai continuar em 2013, ano em que as projecções da UE apontam para uma tendência de 60,8% da população portuguesa com baixas qualificações - valor que na Europa rondará os 23%. Em 2020, quase metade da população activa em Portugal terá baixas qualificações (49,8%), enquanto na Europa, o indicador vai situar-se nos 19,5%.»
Um certo caldo socio-cultural também ajuda a compreender o atraso, embora tenhamos de nos concentrar no presente, através de medidas claras e concretas, de forma a garantir as condições de trabalho (ensino e aprendizagem efectivos) nas salas de aula:
- Insucesso escolar vem de longe 4 (portugueses no Luxemburgo campeões do abandono escolar)
- Insucesso escolar vem de longe 3 (estudantes madeirenses na Madeira)
- Insucesso escolar vem de longe 2 (estudantes filhos de emigrantes portugueses na Suiça)
- Insucesso escolar vem de longe 1 (estudantes filhos de emigrantes portugueses no Canadá e Inglaterra)
Sem comentários:
Enviar um comentário