«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, agosto 31, 2011

De buraco em buraco até ao buraco final

Cartoon de Henrique Monteiro (SAPO.pt) de anteontem parece que adivinhava a notícia de novo buraco de 223 milhões, noticiado hoje pelo Diário de Notícias nacional

Novo buraco de 223 milhões (a juntar aos 277 milhões apontados pela troika recentemente, perfazendo 500 milhões), por via da empresa Estradas da Madeira, pode custar o incumprimento do défice por Portugal, na medida qme que «agravam o défice português em 0,3 por cento do PIB».

Bruxelas confirma buraco de 500 ME na Madeira é título hoje no Diário de Notícias de Lisboa, no dia em que o Governo da República apresentou um plano estratégico com vista ao equilíbrio orçamental que, em 2015, deverá apresentar um défice de 0%.

Em declarações à Lusa, o porta-voz da Comissão responsável pelos Assuntos Económicos e Monetários, Amadeu Altafaj Tardio, confirmou a notícia hoje veiculada pelo Diário de Notícias sobre a "duplicação" de dívidas e despesas do Governo Regional, inicialmente estimada em 277 milhões de euros, na avaliação da troika de meados de Agosto, mas que afinal atingem os 500 milhões. Isto é, mais 223 milhões.

O porta-voz apontou que os deslizes se devem a "dívidas de uma empresa do Governo Regional com problemas financeiros" (Estradas da Madeira) e a "um acordo abortado de Parceria Público-Privada". Diz o Diário de Notícias que os prejuízos dessa empresa “foram parar às contas do Estado”.

Recorde-se ainda que o défice madeirense é estimado andar pelos 7 ou 8 Mil Milhões de euros, pelo que tem sido difundido na comunicação social, mas nunca confirmado pelo Executivo regional.

Aliás, recentemente, o  secretário regional das Finanças descia a terreiro para negar que a dívida madeirense seja de 8 Mil Milhões de euros. Ventura Garcês é categórico: "Desminto, (...) não tem qualquer fundamento esse valor", contrapôs o responsável madeirense, mas sem o fazer com números.

Instado a clarificar a questão e revelar o montante da dívida, Ventura Garcês acabaria por recuar: "Não digo qual é o valor, mas de qualquer forma esse valor está muito, muito empolado (...). Mesmo considerando o setor público empresarial da Região Autónoma da Madeira, nunca chega a esse valor".

O secretário regional das Finanças deixaria a promessa de que o anúncio sobre o montante da dívida será feito “na altura certa”: “A dívida está conhecida e está inventariada na sua totalidade. Será apresentada em primeira instância à Assembleia Legislativa Regional, que é o órgão principal da Região Autónoma da Madeira. De acordo com a Lei (o executivo) tem que apresentar as contas da Região Autónoma da Madeira até ao dia 31 de Dezembro do ano seguinte. Portanto, ainda estamos perfeitamente dentro do prazo".

Será que terá de ser a Troika a revelar tudo e a colocar total transparência nas contas, como fez com os 277 milhões há dias e agora com a revelação de mais 223 milhões?

Como cidadão, que deseja o melhor desempenho possível do Governo Regional ou do Governo da República, independentemente da cor política desses governos (não tenho visão clubística: o meu clube, para além do Benfica..., é o melhor os cidadãos da Região e do País), fico muito preocupado com a defesa do interesse público. Porque parte disto me vai sair do bolso, bem como de todos os meus concidadãos, presentes e futuros - o "cantinho do céu" também provará um bom bocado de inferno.


MEMÓRIA
Outros sinais de preocupação:
Governo da República deixa cair Zona Franca da Madeira
Quando em vez de pão há austeridade
Dívida da Madeira
Madeira precisa urgentemente de liquidez

Que todos assumam a sua parte nas responsabilidades:
Medo intrínseco e extrínseco

Sem comentários:

Enviar um comentário