«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, outubro 09, 2011

O povo é ainda quem mais ordena


As várias sondagens não preveram a força do PTP de José Manuel Coelho, que elegeu 3 deputados para a Assembleia Legislativa da Madeira, a surpresa da noite eleitoral

Os dois partidos mais votados, PSD e CDS-PP, somam juntos 66,19%, 25 mais 9 deputados, respectivamente. O PTP de José Manuel Coelho foi outro vencedor desta noite eleitoral com  6,8%, correspondente a três deputados.

Foi a sondagem da Católica que ficou mais próxima dos resultados finais, acertando em cheio no resultado do PSD, próximo nos resultados de CDS-PP, PS e CDU (o CDS-PP para cima e o PS e CDU para baixo face à projecção), mas não prevendo que o PTP passasse a terceira força política e o BE desaparecesse do parlamento.

aqui tínhamos dito que a dívida não tira votos a ninguém, ainda por cima quando se alega que ela está à vista, na obra feita (bem ou mal, essencial ou supérflua, é outra discussão).

O que vai tirar votos a quem governa, no desgaste nos anos que se seguem, são as consequências concretas dessa dívida (não só a pública mas também a privada, não se esqueça), no dia-a-dia de cada madeirense. Consequências que serão muito duras.

Quem vai (continuar a) derrotar Alberto João Jardim e o PSD-Madeira, nos próximos anos, não hoje 9 de Outubro de 2011, é a troika, também já tínhamos alertado. E o PSD nacional, pelos vistos, tendo em conta a declaração de hoje à noite... Foi preciso um deus ex machina intervir, leia-se troika, para fazer o que a oposição nunca conseguiu fazer.

Subestimar o conhecimento sobre o eleitorado, a máquina do maior partido da Região e a capacidade política de Alberto João Jardim criou elevadas expectativas e agora a desilusão em muitos sectores da oposição, em especial a esquerda que foi remetida para um canto da Assembleia Legislativa da Madeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário