Até agora, estão a ganhar os mamarrachos mais óbvios, na zona mais populosa da Madeira. Contudo, o que está longe da vista não deixa de ser menos mamarracho do que o balão panorâmico ou o monstro do Amparo.
O grau de intervenção na natureza e de choque paisagístico da estrada/paredão no Jardim do Mar, por exemplo, e do referido balão panorâmico - ainda por cima amovível - não tem comparação. Se juntarmos todos os quebra-mares e enrocamentos espalhados pela costa da ilha (pode fazer-nos chegar imagens de mamarrachos marítimos), num esforço de visão conjunta, morre-se de susto.
Ficam alguns exemplos (as imagens podem ser ampliadas se clicar sobre elas):
.jpg)









Recorde-se:
Musa inspiradora do Lost Jewel of the Atlantic (bilingual text)
Se restavam dúvidas sobre a pertinência do filme Lost Jewel...
Natureza não é só serra e laurissilva
Artificial como o Jet Bronze Spray
Sem artificializar, Rigo dixit
«Façam outro favor: não degradem a paisagem deslumbrante da Região. Se formos capazes de não estragar e preservar o que temos de mais valioso, jamais faltarão turistas à Região. Cuidem do ambiente, por favor… não conspurquem a paisagem com mais monstruosidades. Há vales que são um desafio à recuperação… Isto é mais importante que todas as “sociedades” ditas de promoção.»
(GILBERTO TEIXEIRA, Jornal da Madeira, 17.08. 2006)
Obrigado pela referência. O caso não está ilustrado porque não tenho uma fotografia. Pelos menos para já.
ResponderEliminarAs auto-estradas da comunicação possibilitaram a rápida inclusão da "piscina" dos Reis Magos no lote dos mamarrachos marítimos, que é um caso incontornável. Obrigado pelo envio da imagem.
ResponderEliminarAlguns até ficam bem escondidos e sao necessários. Maior Mamarracho acho o Iate dos Beatles ke não faz nada ali senão tirar a beleza da nossa baía.
ResponderEliminarOlho para estas fotos e o que vejo é o reflexo da prepotência política e económica!O Senhor que planeou isto para a Madeira lembrou-se de ter como modelo de ordenamento do território e aposta em espaços turísticos para a Madeira o modelo das Canárias, que é um dos mais antigos e piores da Europa, pior que o do Algarve!É vergonhoso!
ResponderEliminar