«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, abril 08, 2009

Eleições SPM 2009 V: ainda a partidarização

Não acredito em fantasmas, mas que os há...
photo copyright

O assunto da partidarização, e muito bem, é uma preocupação abordada no programa da candidatura "Alternativa SPM": «Impedir a infiltração, manipulação ou apropriação do sindicato por partidos políticos ou por qualquer das formas de poder estabelecido, nacional ou regional.» (3 de Abril de 2009)

A mesma candidatura escreveu ainda: «O pior que pode acontecer num Sindicato que queira assumir-se como defensor de uma classe inteira e não apenas dos seus associados, é a instituição ficar refém das manobras aprendidas nos corredores da política partidária.» (7 de Abril de 2009)

Em contradição com tudo isto, depois de colocar a referida questão da partidarização do sindicato, a mesma candidatura escreveu mais recentemente: «é de mau gosto, despropositado e sobretudo muito feio para uma candidatura de educadores colocar a questão da partidarização.» (7 de Abril de 2009)

Por isso, é contraditório falar em «levantar “fantasmas” e fazer insinuações de perigos de partidarização da nossa organização de classe» (3 de Abril de 2009).

Além disso, a candidatura CADA VEZ MAIS PERTO não precisa de fazer insinuações nem levantar "fantasmas". Os factos actuais falam por si.

Não há nada de mal nisso, cada qual toma as suas opções. É apenas uma forma diferente de encarar o sindicalismo por parte das duas listas concorrentes às eleições de 15 de Maio, no Sindicato dos Professores da Madeira. Os docentes votantes farão as suas opções também. Em liberdade e em consciência.

NOTAS:

(1) Toda a gente sabe a diferença entre «político» e «partidário».

(2) «Insinuações» e/ou «manobras aprendidas nos corredores da política partidária» (frase esta ilustrativa de como funcionam os partidos) serão outra coisa: «SERVIR O SINDICATO E NÃO DELE SERVIR-SE»; «Rever o Regulamento Interno do Centro de Formação do SPM, a fim de tornar a sua gestão transparente e democrática»; «ninguém se servirá da instituição para atingir qualquer objectivo pessoal ou partidário».

Recorde-se:
Eleições SPM IV: uma pergunta simples
Eleições SPM III: partidarização
Eleições SPM 2009 II: contradições
Eleições SPM 2009 I: candidatura "alternativa" divulgada

Sem comentários:

Enviar um comentário