«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sexta-feira, junho 26, 2009

Governo socialista esteve bem em clarificar


Embora não sendo verosímil, se o Governo não conhecia, como reclamou ontem, o potencial negócio entre a PT e a Media Capital, acabou por ficar refém das circunstâncias (críticas recentes face a algum jornalismo da TVI) e ser compelido a travar a operação empresarial da PT.

José Sócrates veio anunciar, e muito bem em prol da transparência (criticámos a eventualidade de se querer calar a TVI), a oposição (veto?) do Governo à compra de parte da Media Capital por parte da PT, embora a razão invocada não tenha sido o interesse nacional ou empresarial, como frisou com oportunidade a presidente do PSD, mas sim a salvaguarda da posição ou imagem do próprio Governo: não se pensar ou não haver suspeição que queria interferir ou influenciar a linha editorial da TVI.

Embora não sendo verosímil, se o Governo não conhecia, como reclamou ontem, o potencial negócio entre a PT e a Media Capital, acabou por ficar refém das circunstâncias (críticas recentes face a algum jornalismo da TVI adverso ao Executivo) e ser compelido a travar a operação empresarial da PT.

Se conhecia o negócio, procurou dissimular o seu comportamento face ao negócio, o que é bem mais grave.

Em 2004, José Sócrates defendeu que o Estado não deveria ter directa ou indirectamente participação na comunicação social, para maior transparência, compreendendo-se, à luz desta postura, a lei para os media, que impediria, por exemplo, que o Jornal da Madeira continuasse a ser detido pelo Governo Regional da Madeira (mais detalhes nos links abaixo).

A lei do pluralismo e da não concentração dos meios de comunicação social – aprovada em Janeiro de 2009 apenas com os votos do PS –, depois vetado por Cavaco Silva por considerar não haver urgência em legislar sobre esta matéria, impediria o Governo, governos regionais ou autarquias de serem proprietários de órgãos de comunicação social, excepção feita ao serviço público de rádio e televisão. Achamos que bem.

Recorde-se:
Quanto custa o «putativo pluralismo informativo» do Jornal da Madeira
JM cedido a privados para contornar lei do pluralismo dos media
Jornal da Madeira na corda bamba
«Sr. Silva» salva mais uma vez o Jornal da Madeira
«Sr. Silva» salva Jornal da Madeira
A realidade e não mais do que a realidade
Tentação de controlar a informação

1 comentário:

  1. Mas já não se dizia, em 2007, que o PS controlaria a TVI com a ascensão do Pina Moura à presidência da Média Capital!?

    amsf

    ResponderEliminar