A elevada insegurança no acesso ao Jardim do Mar poderá ter solução. Louvamos que a autarquia e os pauleiros se tenham juntado à antiga reivindicação dos jardineiros.
O abaixo-assinado feito no Jardim do Mar e entregue às autoridades ainda antes da construção da promenade e do túnel de acesso ao Paúl do Mar de nada serviu. Hoje a autarquia apoia a solução do acesso em túnel, para bem dos jardineiros e pauleiros:
«É uma estrada que está sempre condicionada todo o ano, mesmo no verão», afirmou o presidente da Câmara Municipal da Calheta ao JM (26.02.2010), considerando que as «populações têm razão e eu próprio assumo isso. É prioritário um túnel para o Jardim do Mar».
A mesma edição de hoje do JM dá conta que os populares, perante as frequentes derrocadas, solicitam a «concretização rápida da ligação em túnel entre a Ribeira Grande [mais especificamente a Ribeira Funda, no Estreito da Calheta] e o Jardim do Mar»
Na altura do abaixo-assinado, entregue ao secretário regional do Equipamento Social em 15.02.1999, há onze anos, a iniciativa de alguns residentes no Jardim do Mar tentou envolver os pauleiros, mas isso foi mal interpretado por algumas pessoas, que até se deram ao trabalho de denegrir os dinamizadores do documento reivindicativo em certo órgão escrito de comunicação social. Temiam que isso atrapalhasse a então futura construção do túnel para o Paúl do Mar...
Hoje são os pauleiros que fazem circular um abaixo-assinado a reivindicar segurança no acesso ao Jardim do Mar. Só quando deu trovões é que alguns se lembraram de Santa Bárbara (confirma a endémica falta de cultura de risco na população da nossa ilha) mas só temos a saudar e a elogiar que, finalmente, os pauleiros se tenham juntado aos jardineiros nessa reivindicação pela segurança no referido acesso.
Mesmo no Jardim do Mar, aqueles que preferiram, na época, acreditar que o maior perigo vinha do mar e embarcaram na priorização da construção da gigantesca promenade (custou pelo menos dois milhões de contos) já defendem hoje um acesso em túnel, o que é também de saudar.
Esperemos que a solução em túnel ainda vá a tempo e seja tido em conta pelo Governo Regional no âmbito do plano de reconstrução da Madeira após a catástrofe de 20 de Fevereiro.
Recorde-se que, em 14.02.2008, o Diário deu conta que o «Povo pede um túnel» mas «nem um Abaixo-assinado a pedir protecção contra derrocadas valeu no Jardim do Mar» e Paúl do Mar.
«A escarpa sobranceira à estrada regional ameaça desabar e o povo reclama uma ligação em túnel que sirva de alternativa ao centro da freguesia», continuava a notícia. «Quase invariavelmente, as épocas de chuvas, conjugadas com algumas abertas de sol, provocam queda de pedras da escarpa que tombam sobre a estrada entre o Estreito da Calheta e o Jardim do Mar.
O Diário, nessa edição de há dois anos, lembra ainda que Manuel Baeta, presidente da Câmara Municipal, «considerou legítima a aspiração dos populares e assumiu que "a zona é um tanto ou quanto perigosa".
Breve memória:
- Derrocadas
- Segurança das pessoas deveria estar em primeiro lugar (Pedras em 10.07.2009)
- Jardim do Mar «mais seguro»?
- Derrocadas frequentes no acesso ao Jardim do Mar e Paúl do Mar 4 (Pedras início Fevereiro 2010)
- Derrocadas frequentes no acesso ao Jardim do Mar e Paúl do Mar 3 (Diário aborda problema em 14.02.2008)
-Derrocadas frequentes no acesso ao Jardim do Mar e Paúl do Mar 2 (Pedras em 04.10.2009)
- Derrocadas frequentes no acesso ao Jardim do Mar e Paúl do Mar 1 (Pedras em 15.12.2009)
Sem comentários:
Enviar um comentário