«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quinta-feira, dezembro 08, 2011

Madeira recua no número de residentes com instrução


«Na última década, já em plena Madeira contemporânea, o número de residentes sem qualquer tipo de instrução cresceu de 42.700 para 58.200, segundo os censos deste ano», noticia o Diário de hoje.

(Note-se que o «total inclui também as crianças com menos 9 anos, que ainda não concluíram qualquer grau de ensino» - não sei se nos Censos de 2001 a contabilização foi feita com as mesmas variáveis.)

Além de haver políticas que falharam, que não chegaram a uma parte da população, há ainda um caldo socio-cultural que tem o seu peso.

O enorme avanço verificado nas condições materiais dos madeirenses não teve o mesmo paralelo na sua instrução, isto para nem falar nos níveis de literacia.

A mudança de mentalidades é mesmo a mais difícil de fazer...

Diria mesmo que o acentuado progresso no conforto material terá feito alguns madeirenses descorarem e desvalorizarem a importância da escola e do saber. O materialismo provoca deslumbramento. Quem governa tem de identificar as realidades, os obstáculos e tomar as melhores medidas para os ultrapassar.

Para além de dever recuperar do atraso endémico na qualificação dos madeirenses de uma forma mais célere e eficaz, a Madeira tem de inverter em tendência de dar passos atrás, que os Censos 2011, embora ainda em resultados provisórios, vêm alertar.

Uma coisa é recuperar do atraso de uma forma lenta, outra coisa pior é regressar ao atraso de outros tempos. E com as dificuldades financeiras e sociais actuais e nos próximos anos este quadro tenderá a agravar-se.

Por outro lado, há aspectos positivos no capítulo da escolarização: aumentou a instrução média ou pós-Secundário (de 1.159 em 2001 para 3.759 neste ano) e a instrução superior (18.871 indivíduos em 2001 para os actuais 26.525). Não vamos cair no radicalismo inverosímil de dizer que nada foi feito ou que está tudo errado na Educação.

Ainda segundo a notícia, mais de metade dos madeirenses (55,5%) têm instrução ao nível do Ensino Básico . Destas 148.552 pessoas, perto de metade (70.114) completou apenas o 1º Ciclo do Ensino Básico.

Enfim, fazer diagnósticos e criticar (nem falo no deitar-abaixo...) é bem mais fácil do que avançar com medidas e soluções concretas para construir. Será que o ensino pré-escolar e do ensino básico não deveriam ser totalmente gratuitos (mas exigindo em troca trabalho e responsabilidade aos estudantes e famílias)? Não deveria haver uma forte e generalizada campanha de escolarização dos adultos? Será que quem governa não deveria dar mais sinais de valorização da escola, da instrução e do saber?

Recorde-se:
- Insucesso escolar vem de longe 4 (portugueses no Luxemburgo campeões do abandono escolar)
- Insucesso escolar vem de longe 3 (estudantes madeirenses na Madeira)
- Insucesso escolar vem de longe 2 (estudantes filhos de emigrantes portugueses na Suiça)
- Insucesso escolar vem de longe 1 (estudantes filhos de emigrantes portugueses no Canadá e Inglaterra)

1 comentário:

  1. Por outro lado, talvez acrescentar que muito provavelmente existe um autêntico "brain drain", quer com o não retorno de muitos daqueles que procuram educação superior fora da ilha (falta de oportunidades e perspectivas); quer com a saída de quadros que anteriormente estavam na ilha.

    Isso também merecia uma espacial atenção, ainda para mais quando se fala de uma pequena ilha como a Madeira.

    ResponderEliminar