«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

segunda-feira, abril 02, 2007

Vontade política e costa madeirense

Recifes artificiais submersos podem podem recuperar a onda do Jardim do Mar, proteger a Marina do Lugar de Baixo e suster a areia na Praia Formosa (imagem: copyright Diário de Notícias).

Pedro Bicudo, professor de Física no Instituto Superior Técnico, diz hoje no Diário que a tecnologia tem a solução para o problema criado por certas obras na costa madeirense. Já nada serve chorar sobre o mal feito. É preciso proactividade para resolver as coisas e ultrapassar (minimizar) os prejuízos.

Não tem dúvidas que "com vontade política resolvia-se o problema do Jardim do Mar e de outros locais afectados", porque a tecnologia já existe. Pedro Bicudo lança um repto e disponibiliza-se para ajudar no que for preciso, incluindo a colaboração do Instituto Superior Técnico, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Para além de especialistas internacionais como Kerry Black.

O especialista salienta que "seria uma pena se a Madeira, que se tem desenvolvido muito, talvez como nenhuma outra região do país, não aproveitasse todas a suas potencialidades, incluindo o surf". Embora seja um nicho de mercado, se calhar a Região não se pode dar ao luxo de deitar fora as potencialidades naturais, para o turismo e o surgimento de oportunidades de negócio, neste segmento do turismo ecológico e de aventura que é o surf. O exemplo de Cascais, município social-democrata, é interessante, no sentido de preservar e potenciar as ondas de surf. Um projecto de retenção de areias foi alterado para não prejudicar o surf e projecta-se um recife artificial, neste momento.

Pedro Bicudo sugere possíveis soluções para os casos do Lugar de Baixo ou da Praia Formosa. Caberá às autoridades regionais fazerem as suas opções políticas e técnicas.

Cascais cria recife artificial para surf e protecção da costa
Vontade política
Proactividade funciona nas Canárias

4 comentários:

  1. Estes estudos do prof. Pedro Bicudo foram divulgados pelo Público há uns meses, conforme oprtunamente o OLHO DE FOGO destacou.

    ResponderEliminar
  2. A notícia sobre o recife artificial, em Cascais, para o surf e protecção da costa pode ser lida aqui.

    ResponderEliminar
  3. Como já tive a oportunidade de dizer. Esta parece-me ser a solução que melhor defende os interesses dos madeirenses. No entanto gostaria de ter uma comparação entre os custos das diversas soluções apresentadas. Sem esses valores esta discussão fica amputada.

    ResponderEliminar
  4. Tem razão. É preciso saber dos custos dos recifes artificiais (submersos) como estratégia de protecção da costa,em determinadas condições.

    Pelo que me tem sido dado a entender, a solução dos recifes parece ser mais barata e ter mais vantagens, para certo tipo de intervenções. Mas, não tenho dados em concreto.

    Poderíamos usar como exemplo comparativo a protecção da Marina do Lugar de Baixo relativamente às investidas das ondas. Depois de saber os custos estimados da solução divulgada, recentemente, pela Sociedade de Desenvolvimento Ponta Oeste, seria possível questionar especialistas para saber dos custos da solução do recife artificial para a mesma zona. Para comparar é preciso, pelos menos, dois termos de comparação.

    Pena não ter sido divulgado o custo do projecto apresentado e exibido em grandes outdoors junto à Marina do Lugar de Baixo.

    ResponderEliminar