«Vou-me preocupar com cada caso de um miúdo que dê um pontapé num professor ou lhe risque o carro. Não quero nem que haja um sentimento de impunidade nem que esse miúdo se torne um ídolo para os colegas. Quanto à escola, ao nível penal, deve existir tolerância zero. Mesmo que seja um miúdo de 13 anos, há medidas de admoestação a adoptar». (Visão 22.11.2007)
A propósito do texto anterior Bofetadas e riscos de ingratidão, lembramos as palavras do Procurador Geral da República, Pinto Monteiro, face à violência em espaço escolar.
A ministra intransigente e com mão pesada para os professores, minimiza e ignora a violência nas escolas perpetrada por alunos e encarregados de educação. Opta pela via da impunidade, desresponsabilização e do laxismo face a alguns actores, que não estejam na sua dependência hierárquica (quando fazem parte da opinião pública não se toca...). Sem esquecer o facilitismo que permite aos estudantes transitarem de ano mesmo sem colocar os pés na sala de aula...
E não é só violência física. A violência moral e psicológica é muito comum nas escolas, ainda mais minimizada e camuflada que a violência física e contra o património, porque não deixa marcas (provas) exteriores e visíveis, na sequência da agressão.
Recorde-se:
Razões da greve de que ninguém fala
Ainda:
Elementos sobre o estado da Escola Pública 1: condições de trabalho
Elementos sobre o estado da Escola Pública 7: violência camuflada I
Elementos sobre o estado da Escola Pública 9: nem ditadura por disciplina nem a ditadura da indisciplina
Elementos sobre o estado da Escola Pública 12: violência camuflada II
Elementos sobre o estado da Escola Pública 13: violência camuflada III
Elementos sobre o estado da Escola Pública 15: Violência (des)camuflada IV
Indisciplina por resolver nas escolas da Madeira
Menor qualidade e fraca atitude dos estudantes madeirenses
Fomentos da indisciplina [quando o exemplo não vem de cima]
Elementos sobre o estado da Escola Pública 10: educação infantil em Portugal (Eduardo Lourenço)
Sem comentários:
Enviar um comentário