«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quinta-feira, junho 25, 2009

Governo socialista quer calar TVI

O mesmo governo que tem tentado "fazer a folha" ao Jornal da Madeira, anda a tentar comprar parte da TVI por via da PT, a que pode não ser alheio o facto de aquela estação lhe ser incómoda, ao ponto de, eventualmente, afastar o director José Eduardo Moniz.

Como dá conta o Público, Manuela Ferreira Leite, líder do PSD, afirmou ontem na entrevista à SIC que seria “verdadeiramente escandaloso” e uma “interferência num órgão de comunicação social” se a PT comprasse parte da Média Capital, do grupo espanhol Prisa, e José Eduardo Moniz deixasse o cargo de director-geral da TVI.

Sobre uma eventual saída de José Eduardo Moniz do cargo de director-geral da TVI, facto que tem sido falado com alguma insistência, a líder do PSD afirmou: "Se neste processo for substituído o director-geral é gato escondido com corpo todo de fora e trata-se simplesmente de uma intervenção do Governo num órgão de comunicação social que, como ele [José Sócrates] disse várias vezes, lhe era incómodo. Eu acho isto gravíssimo para a democracia e para a comunicação social. Seria verdadeiramente escandaloso."

Curiosamente, quando ontem no parlamento nacional Diogo Feio, do CDS-PP, durante o debate quinzenal, José Sócrates foi questionado sobre a TVI e a PT, o primeiro-ministro ironizou dizendo que o CDS-PP queria que a linha editorial da TVI se mantivesse.

É claro que lhe fugiu a boca para a verdade. Sabemos o incómodo que a TVI tem causado ao governo, independentemente de se concordar ou discordar com a forma de fazer algum jornalismo na TVI. Por isso, José Sócrates confessa que não quer a manutenção dessa linha editorial e que pensa que os partidos da oposição querem que essa linha se mantenha.

Quem tanto brada contra a propriedade e controlo exercido pelo governo regional no Jornal da Madeira, quem fala em «opacidade da transparência», comete os mesmos pecados. O poder absoluto corrompe absolutamente. Ninguém é imune ao inebriamento do poder. O poder anseia naturalmente por mais poder.

Recorde-se:
Quanto custa o «putativo pluralismo informativo» do Jornal da Madeira
JM cedido a privados para contornar lei do pluralismo dos media
Jornal da Madeira na corda bamba
«Sr. Silva» salva mais uma vez o Jornal da Madeira
«Sr. Silva» salva Jornal da Madeira

A realidade e não mais do que a realidade
Tentação de controlar a informação

2 comentários:

  1. Quer calar. E a "indepêndentíssima" Autoridade da Concorrência irá autorizar a negociata do Zeinal Bava.

    ResponderEliminar
  2. Tenho engulhos do governo (dito) socialista, mas não se perdia nada se essa porra desse jornal, bem como essa pseudo jornalista arrebitada desaparecessem do mapa!!

    ResponderEliminar