«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sexta-feira, setembro 02, 2011

Madeira espelho do que se passa no país ou mais do que isso?

Diário destaca o adjectivo "insustentável" usado pelo ministro das Finanças quando se referia à situação das contas da Madeira

O Primeiro-Ministro e o presidente do Governo Regional declaram saber da derrapagem dos 500 milhões, mas nada disseram quando foi revelada a primeira fatia de 277 milhões em meados de Agosto.

Quanto a Passos Coelho, perdeu toda a autoridade política e moral para exigir transparência e ordem nas contas a outros. Será que conhece ou conhecerá outros buracos e nada diz ou dirá? Se não fosse a troika, alguma vez se saberia da derrapagem no presente ou no futuro próximo? Ocultar é faltar à verdade. Não era de ocultação que criticava José Sócrates?

O Bloco de Esquerda nacional acusou hoje Passos Coelho de esconder a informação em "claro favor partidário". Parece que dificilmente se conhecerão outras más notícias antes de 9 de Outubro, data em que os madeirenses vão às urnas.

Vítor Gaspar, ministro das Finanças, considerou a situação na Madeira "de crise" e "insustentável" e garantiu que é "importante que se actue já". Informou ter "defendido a desejabilidade de que as Regiões Autónomas por sua própria iniciativa se disponibilizem para um programa de ajustamento financeiro (…) com a República portuguesa e os parceiros internacionais, semelhante ao que existe para a própria República".

O presidente do Governo Regional disse hoje que a situação da Madeira é um "espelho" do que se passa no País, mas, e já na qualidade de presidente do PSD-M, "com mais razão" por cá porque o Partido Socialista "roubou" o povo madeirense, assumindo que arquipélago se endividou num atitude de resistência.

Na SIC Notícias, no jornal das 22h00 de hoje, alguém alegava que a situação da Madeira não era um espelho da situação nacional porque "é mais parecida com a Grécia" face à percentagem da dívida (a conhecida) ser, alegadamente, 150% do PIB regional. O comentador alegou ainda que o regime é "pouco transparente perante os madeirenses" e instituições nacionais como o Tribunal de Contas. Daí alguns já terem pedido uma auditoria externa às contas da Região.

Resumindo, a Madeira terá agora de sujeitar-se a um plano de resgate com o País e a troika, com grande impacto na vida dos madeirenses. Só agora a crise chegará a este espaço insular, no seguimento das medidas de austeridade que serão impostas, à semelhança do que já está a acontecer ao nivel nacional.

Mas, como disse ontem José Luís Arnaud, do PSD, na SIC Notícias, sobre o caso das contas da Madeira, «há eleições, há democracia, há representatividade partidária, portanto, se essa é a escolha dos madeirenses temos de a respeitar. Tal como respeito a escolha dos açoreanos.» E nisto tem razão: é a escolha da grande maioria há 33 anos. E não me venham com a conversa que essa grande maioria de madeirenses é ingénua ou inapta.

MEMÓRIA
Outros sinais de preocupação:
Governo da República deixa cair Zona Franca da Madeira

De buraco em buraco até ao buraco final
Quando em vez de pão há austeridade
Dívida da Madeira
Madeira precisa urgentemente de liquidez

Que todos assumam a sua parte nas responsabilidades:
Medo intrínseco e extrínseco

Sem comentários:

Enviar um comentário