«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quinta-feira, setembro 04, 2008

Discurso da treta, o costume

"Na realidade, corto no orçamento da Educação e faço crer o contrário aos portugueses através da distribuição de computadores, quadros interactivos e algumas requalificações de edifícios..."

O primeiro-ministro, José Sócrates, assegurou que a Educação é a área «prioritária das políticas de investimento público».«É aqui que temos de investir o melhor dos nossos recursos humanos e financeiros. É aqui que se joga para o bem e para o mal o sucesso e o futuro do nosso país», explicou José Sócrates, no final da visita a três escolas de Lisboa que vão ser alvo de obras.

Desta forma o Governo da República, como outros, disfarça o desinvestimento no sector da Educação. O investimento é uma prioridade apenas nos discursos. Tão enganador.

Na realidade, esta anunciada requalificação das escolas é um investimento oportunista em mais betão, para ter coisas novas para dar nas vistas e inaugurar em vésperas das eleições de 2009. Propaganda como os programas de computadores (em fim de produção) para toda a malta (e as operadoras de telecomunicações móveis a lucrar...).

Como diz um leitor do jornal Público, «se a educação fosse realmente uma prioridade não teria sido reduzida a verba orçamental nos primeiros anos do mandato do Governo, não teriam sido atacados e insultados os professores, não teriam sido fabricados resultados para as estatísticas internacionais, obtidos com uma menor exigência, não teriam sido promovidos eventos com mero fim propagandístico.»

Não significa que o betão e as condições físicas das escolas (incluindo quadros interactivos, computadores e outras ferramentas) não sejam importantes. Mas não são o mais importante nem o essencial.

São apenas instrumentos. Facilitam, mas não têm o peso de outros factores no sucesso escolar como o contexto socio-cultural, a disciplina e a atitude da população estudantil perante o trabalho intelectual.

É, como sempre, a politiquice rasteira a dominar a política para o sector educativo. Enquanto a Educação estiver refém da politiquice eleitoralista nunca mais daremos o salto qualitativo.

Recorde-se:
-Prioridade mas só depois da prioridade do betão I
-Prioridade mas só depois da prioridade do betão II
-Prioridade mas só depois da prioridade do betão III
-Desinvestimento na educação e professores, investimento na burocracia e nos burocratas
-Presidente da República lança aviso ao Governo II (desinvestimento na Educação)
-Presidente da República lança aviso ao Governo I

Sem comentários:

Enviar um comentário