«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quinta-feira, dezembro 31, 2009

Professores de luto e em luta 183: ministra ignora as especificidades da função docente

Isabel Alçada insiste que a carreira dos docentes tem de ser igual à da restante função pública, como se tudo fosse igual e comparável. Dá jeito para baratear o trabalho no sector da Educação... Por alguma razão os médicos ou militares são corpos especiais devido à especificidade da sua função.

André Escórcio, no Com que Então...!, contraria essa ideia da ministra da Educação em passar por cima das especificidades da profissão docente, que não é uma função nem um serviço administrativo como na maioria da função pública:

«A carreira docente não pode nem deve ser comparável, por exemplo, à carreira das forças armadas ou do funcionalismo público em geral. Mas há uma tendência para comparar o que é incomparável no que concerne à estrutura e à progressão profissional na carreira.

Eu diria que esta profissão não é melhor nem pior, apenas é diferente, muito diferente. O que está aqui em causa é o acto de educar e de formar. E verifico que há, intencionalmente, essa quase obsessão em limitar a progressão, baseado no facto que é assim em outros sectores profissionais, quando o contexto profissional na educação é específico e é nessa especificidade que deve ser devidamente equacionado.»

Recorde-se:
Falhou acordo
Algumas razões para não assinar acordo
Os professores em início de carreira ainda mais penalizados
Se o Governo diz mata o FMI diz esfola
Baratear ainda mais o trabalho dos professores II
Baratear ainda mais o trabalho dos professores I

Sem comentários:

Enviar um comentário