«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

terça-feira, março 17, 2009

Cultura de laxismo e irresponsabilidade estudantil

«Os crescentes casos de indisciplina escolar um pouco por todo o país e também aqui na Região - não estamos num cantinho do céu, infelizmente - não podem nem devem ser ignorados», escreve hoje no Diário Marília Azevedo, presidente do Sindicato dos Professores da Madeira.
photo copyright

«A indisciplina que ocorre no meio escolar pode desaguar em violência se não for atalhada a tempo. (...) Os factores potenciadores destes comportamentos desviantes que se reflectem diariamente nas escolas, dentro e fora das salas de aula, têm vindo a aumentar. A expressão e características desses actos são cada vez mais complexos e atípicos, o que os torna mais difíceis de equacionar e resolver.»

«A indisciplina e a violência não podem nunca ser encaradas como comportamentos 'normais' atribuídos à adolescência e à rebeldia que lhe é inerente. Têm a obrigação de ser tratados como casos de excepção e, por isso mesmo, exigem um esforço de todos para que possam ser colmatados.»

«Os responsáveis políticos nas hierarquias do sistema educativo, pelas sucessivas mudanças, atabalhoadas, que vão promovendo uma cultura de irresponsabilidade e de laxismo, são igualmente responsáveis. O discurso que aponta para desresponsabilização destes dirige-se, de forma insidiosa, para a escola e, mais concretamente, para os professores procurando, assim, desviar as atenções da aprovação e implementação de medidas legislativas que, em lugar de permitir a celeridade na resolução e prevenção da indisciplina, acentuam a morosidade dos processos que aprecia.»

Recorde-se:
- Mais uma docente agredida, ministra continua calada
- Elementos sobre o estado da Escola Pública 22: valores do Trabalho e da Responsabilidade moribundos na escola
- Alunos do Leste europeu arrasam postura desculpabilizante
- Laxismo e facilitismo estudantil significam exclusão social
- "A senhora come conhecimento para o jantar?"

Ou ainda:
Complexos de esquerda = facilitismo
Laxismo pós 25 de Abril trama Educação
Escola ideal é diferente da escola real
Desnudar alguns absurdos
Enfrentar a realidade antes que ela nos engula

Sem comentários:

Enviar um comentário