Na sequência da agressão física a um professora, na Madeira, noticiado no passado domingo, o Diário fez a seguinte análise para na respectiva edição:
«NÃO: mais uma professora agredida em pleno espaço escolar indicia a decadência de uma sociedade que não se dá ao respeito.»
Estes são sintomas de decadência de uma escola pública, reflexo de uma sociedade e de uma educação infantil permissiva, desregrada, que induz a «ausência de perspectiva social positiva salvo a que prolonga a afirmação egoísta de si».
Além disso, não se esqueça que as recentes políticas educativas só têm acentuado este estado de coisas, desvalorizando-se a escola e desmoralizando os profissionais da educação aos olhos da sociedade.
Recorde-se, a propósito:
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 1: condições de trabalho
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 2: a mais grave discriminação
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 3: primeira responsabilidade
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 4: manobra para a estatística I
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 5: manobra para a estatística II
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 6: manobra para a estatística III
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 7: violência camuflada I
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 8: manobra para a estatística IV
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 9: nem ditadura por disciplina nem a ditadura da indisciplina
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 10: educação infantil em Portugal (Eduardo Lourenço)
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 11: racionalidade e realismo precisam-se
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 12: violência camuflada II
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 13: violência camuflada III
E ainda:
-Insucesso escolar vem de longe 3
-Insucesso escolar vem de longe 2
-Insucesso escolar vem de longe 1
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