«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, outubro 03, 2009

Madeira real





«A violência marcou a inauguração do túnel» e a «população [...] impediu pela força os dirigentes do PND de gravar os discursos de Alberto João Jardim», noticiou a RTP Madeira, ontem, no Telejornal das 21h00 [ver vídeo], que oferece uma outra perspectiva à câmara do PND, nos dois vídeos acima patentes.

Estes acontecimentos são precocupantes e revoltantes. Mais do que isso, entristecem e desapontam. É degradante. Pelos vistos, a maior parte dos madeirenses parece não saber o que é a democracia e revela intolerância relativamente a quem pensa diferente.

A elevação e a cordialidade (pessoal ou institucional) não está no sangue madeirense e não faz parte da sua «realidade comportamental». Tendemos mais para a belicosidade, a contundência verbal, a hostilidade perversa e a pessoalização das questões. Interessa é impedir o outro de ter espaço para crescer.

«O problema é de civismo, de cidadania, de cultura», disse Monteiro Diniz, Representante da República, a propósito de outras violências, ciente da realidade profunda madeirense.

Não faz o meu género a estratégia de provocação, mas compreendo que o PND tenha enveredado por tal metodologia para pôr à mostra a Madeira real, as pessoas e o regime que sustentam.

Os madeirenses reagem quase sempre como uma criança submissa, que receia provocar a ira no pai. A normatividade gera, todavia, alguns rebeldes, mas poucos. Convém que tenham autonomia financeira, para não se desgraçarem. O que não abunda...

Já que qualquer voz dissonante não consegue construir nada na Madeira, e acaba por ser pressionada, controlada, hostilizada e ser-lhe atirada lama para cima, há quem desista de ser construtivo e se dedique a expor a insuficiências endémicas.

Trata-se de um período histórico que apanhou uma determinada geração e não há nada (ou pouco) a fazer. Guardem os ideais por mais duas décadas, que equivale a dizer que os deixem em testamento a uma nova geração: Did it need to be so high?

Recordar:
Lição de Monteiro Diniz (intro)
Lição de Monteiro Diniz (parte 1)
Lição de Monteiro Diniz (parte 2)
Lição de Monteiro Diniz (parte 3):

Outras lições:
A lição de Monteiro Diniz
Regiões usam pouco a autonomia
Anormalidade comportamental e democrática continuará
Anormalidade comportamental e democrática continua(rá) 2

Sem comentários:

Enviar um comentário