«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, março 14, 2010

Elementos sobre o estado da escola pública 56: violência camuflada VIII

Recorde-se as palavras de Eduardo Lourenço, um dos mais importantes pensadores portugueses, já em 1978, sobre a educação infantil no nosso País: AQUI

Em Portugal, incluindo a Madeira, que padece do mesmo mal, pensa-se que se educa sem disciplina, responsabilização e consequência. Sem regras e regulação.

É uma educação a fingir, para a indisciplina, para a irresponsabilidade, para a inconsequência, para a improdutividade, para o atraso e a pobreza.

Isto vem a propósito de alegados suicídios de um aluno e de um professor, que saltaram para as primeiras páginas dos jornais nos últimos dias, ambos vítimas de bullying por parte de jovens estudantes.

O director regional de Educação de Lisboa, José Joaquim Leitão, afirmou mesmo que os meninos e meninas da turma que, alegadamente, infernizou a vida do professor e o terá (pelo menos ajudado) levado ao suicídio, devem ser objecto de preocupação para que não haja traumas no futuro, como se maltratar verbal e fisicamente o professor fosse algo normal e não implicasse responsabilização nem consequência.

Esse (ir)responsável da (des)educação disse: «Trata-se de jovens que são na sua generalidade bons alunos e que não podem transportar na sua vida uma situação de culpa que os pode vir a condicionar pela negativa».

Os agressores e agentes de crueldade passam a vítimas. É ser «bom aluno» maltratar os outros? Dos traumas das vítimas ninguém quer saber. Está o director regional de Educação de Lisboa (e certamente os pais desses meninos e a escola...) preocupado com os traumas dos agressores. Isto é uma vergonha.

Mais do que vergonha, é a prova da aceitação da indisciplina e da violência na escola pública portuguesa, começando nos mais altos responsáveis. E tentam negar (ou minimizar, que é a mesma coisa) a realidade quando com ela são confrontados de forma brutal.

A propósito:
15: Violência (des)camuflada IV
13: violência camuflada III
12: violência camuflada II
7: violência camuflada I
38: Bandalheira instalada na pública favorece a privada
30: Onde falhamos nós no público
29: Regras e responsabilização das crianças
27: Responsabilização
23: Leste arrasa postura desculpabilizante

Outros:
10: educação infantil em Portugal (Eduardo Lourenço)
Laxismo pós 25 de Abril trama Educação
Brincamos mesmo
País de brincalhões
Fomentos da indisciplina [quando o exemplo nem vem de cima]

Sem comentários:

Enviar um comentário