Cass Collier no Jardim do Mar, em 2000, quando o surf era muito estimado pelos políticos e as entidades públicas até patrocinavam competições para promover a Madeira e estimular a economia local - imagem por William Henry.
A Save The Waves promove um estudo de mercado, cujos passos iniciais aconteceram em 2006, sob a tutela da Oregon State University. Formou uma parceria com estudantes licenciados que estão a concretizar o estudo durante o presente ano e 2008.
Investiga-se o peso do mercado de turismo ligado ao surf, num esforço para enfatizar o seu valor [económico, ambiental, desportivo, etc] para as comunidades locais. A Save The Waves pretende combinar os resultados deste estudo com outras pesquisas semelhantes que estão em curso noutras partes do mundo, de forma a apresentar um documento com a máxima credibilidade e reconhecida validade.
Entretanto, a Madeira parece já ter percebido, apesar de alguns discursos políticos desde 2002, o interesse turístico e económico do surf, para diversificar a oferta, como aconteceu na Bolsa de Turismo de Lisboa, entre 24 e 28 de Janeiro último. Surf como um nicho de mercado e como complemento ao turismo tradicional da nossa ilha.
Para além do facto de o surf constituir uma ferramenta de marketing interessante para vender a imagem natural, paradisíaca, exótica e autêntica da nossa ilha, que alguns se têm esforçado por arruinar com intervenções trágicas na costa marítima da Madeira, em nome de mais uns votos e de dinheiro imediato.
ENGLISH VERSION
Surf Market Research by Save The Waves:
«The inital stages of this project began in 2006, beginning with a research study under the tutelage of Oregon State University. Save the Waves has formed a partnership with graduate students who will carry out the study over the next two years [2007 and 2008].
The study will explore the strength of the world’s surf tourism market, in an effort to emphasize the value of a surfing wave to a local community. Save the Waves plans to combine these results with two other similar studies being conducted in other parts of the world, in order to present an academic paper with the utmost credence and perceived validity.»
Meanwhile, Madeira seems to have understood, in spite of the statements of some politicians since 2002, the economical interest of the surf tourism market, as it happened in Bolsa de Turismo de Lisboa early this year - Madeiran public authorities used surf as a marketing tool. Surf can be a market niche and a complement to the traditional tourism market of the island.
It is a fact that surf is an interesting tourism marketing tool to sell the image of Madeira as a natural, authentic and exotic holiday destination, that some people here have been trying do ruin with tragic construction along the coastline, in the name of some more votes and immediate money.
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