«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

terça-feira, setembro 08, 2009

Saber viver 1


Viver.

«Não é verdade que possamos eliminar da vida as grandes contrariedades, as decisões custosas, a doença, o esforço quase insuportável, a dor física e moral, a morte. Seremos felizes com eles ou não seremos felizes nunca. A vida é de tal maneira que o homem deve erguer-se nela como o castelo. Deve ser construído, pedra a pedra, de forma a permanecer no seu lugar quando sopram ventos inesperadamente fortes; de forma a cumprir aquilo que dele se espera, aquilo a que se comprometeu, aquilo que o torna feliz.» (Paulo Geraldo)

Muitas vezes as pessoas acreditam que a felicidade é igual à ausência de problemas e dificuldades. A verdade é que a dor e o sofrimento fazem parte da vida, e enquanto não aceitarmos essa realidade, bem como a nossa incapacidade de controlo sobre muito do que nos acontece todos os dias, não atingiremos um estado de felicidade. A realidade é esta: quem espera ser feliz num mundo idealizado e perfeito está condenado à infelicidade ou, pelo menos, a muita instabilidade (ups and downs).

De nada serve a fuga da realidade do sofrimento que é inerente à vida. Todos temos as nossas "anestesias" (uns cantam, outros bebem, outros rezam, entre tantas outras coisas), mas não convém perder de vista essa realidade do sofrimento que é a vida. Se nos recusarmos a acolher e a reconhecer a dor e o sofrimento como parte integrante e inerente à vida e ao nosso crescimento, dificilmente seremos felizes (mesmo o mais surtudo da vida apenas será feliz fugazmente). A chave do nosso bem-estar mora dentro de nós, quer queiramos ou não aceitar: Atitude mental e instinto primordial.

A propósito:
Sistema de compensações/equilíbrios
Atitude mental e instinto primordial
Mais Música, menos Prozac
Viver (António Variações)
O contrário disto, o contrário de alguma coisa (alma portuguesa)
Poder de mudar por decisão própria
Prognóstico invariavelmente fatal
António Lobo Antunes (luta da vida)
Compensação
Pensar bem, viver melhor
Felicidade 3 (dois tipos de férias)
Felicidade 2 («bocados bons»)
Felicidade 1 (colhe o presente)

Sem comentários:

Enviar um comentário