«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, outubro 29, 2008

Realidade escolar

Os rankings de escolas, apesar de não terem em conta determinadas variáveis socio-culturais e económicas, o tal contexto que condiciona e determina muito os resultados dos estudantes, facultam uma visão global do sistema e das diferentes regiões do país.

Segundo os dados do Ranking das escolas SIC 2008, com um total de 496 estabelecimentos de ensino, a primeira escola da Madeira, a Escola Secundária Jaime Moniz, surge no 156º lugar enquanto a primeira escola do Açores surge no 120º lugar.

A próxima escola da Madeira a surgir no ranking, a APEL, posiciona-se no 245º lugar. A terceira escola madeirense, a Escola Francisco Franco, aparece no 291º lugar.

A Escola Básica e Secundária de Machico surge em 423º. A Escola Básica e Secundária Bispo D.Manuel Ferreira Cabral (Santana) em 429º. A Escola Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva em 437º. A Escola Básica e Secundária da Calheta em 438º. A Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares (Ribeira Brava) em 457º. A Escola EB23 do Carmo (Câmara de Lobos) em 479º. A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (Funchal) em 484º e, finalmente, a Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol em 487º, num total de 496 escolas portuguesas.

No ranking da Matemática, num total de 556 estabelecimento de ensino, a primeira escola madeirense, Escola Secundária Jaime Moniz, surge no lugar 76º e a primeira açoriana no 63º. A próxima escola da RAM, a Escola da APEL, aparece apenas no 269º lugar. A Escola Francisco Franco em 472º. A escola Básica e Secundária da Calheta em 519º e, por fim, a Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol em 551º. Após a última escola açoriana, lugar 491º, surgem mais cinco escolas madeirenses.

Quanto ao ranking de Português A, surge a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz no 11º lugar, num total de 583 escolas. A primeira escola dos Açores surge em 141º lugar.

A última escola madeirense neste ranking é a Escola Básica e Secundária da Calheta, no lugar 578º, seguida de mais quatro escolas dos Açores, que fecham a tabela, com um total de 583 estabelecimentos de ensino.

Recorde-se:
Ranking das escolas secundárias 2006 e 2001 a 2006
Ranking de escolas e regiões (Madeira e Açores)

Contexto:
A lição de Monteiro Diniz
Insucesso escolar vem de longe 3
Insucesso escolar vem de longe 2
Insucesso escolar vem de longe 1
Indisciplina por resolver nas escolas da Madeira
Fomentos da indisciplina [quando o exemplo não vem de cima]
Elementos sobre o estado da Escola Pública 16: debandada

Pergunta:
«Apostar a sério da Educação», para quando?

2 comentários:

  1. nÃO SE PODE COMPARAR AS MÉDIAS DE UMA ESCOLA COM 1000 ALUNOS COM OUTRA DE 100 ALUNOS.

    ResponderEliminar
  2. Este anónimo deve andar na Escola da Ponta do Sol! LOL! Estamos a falar de percentagens pelo que o facto de se referir a um número elevado ou baixo não afecta significativamente o resultado final! Terão que socorrer-se de factores sócio-culturais para se justificar! Discriminação positiva para as escolas da Madeira já! Boicotemos a SIC! LOL!

    ResponderEliminar