«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, outubro 26, 2008

Elementos sobre o estado da Escola Pública 16: Debandada

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«É preocupante a amarga debandada de profissionais, válidos e necessários ao sistema, rumo a uma aposentação precoce, zangados, defraudados nas suas expectativas... Que consequências para a qualidade da Escola Pública? É paradigmático o que se está a passar com o novo ECD e a Avaliação do Desempenho Docente (ou deveria antes dizer-se Sistema de Retenção na Carreira?).» (Júlia Caré, Diário 26.10.2008)

O «número de professores que tentam, junto do Sindicato dos Professores da Madeira, estudar a possibilidade de se aposentarem» é caracterizado como «alarmante».

Como regista hoje o Diário, «este ano, já se reformaram quase quatro mil professores e educadores de infância» no país. E não há uma debandada monumental porque simplesmente só uma pequena parte reúne as condições para a reforma antecipada.

O chamado «cansaço extremo» de muitos professores tem razões, que não se limita à «burocatização da escola», à maior carga horária, à proliferação infindável de reuniões inúteis ou à desvalorização da carreira pelos governos nacional e regional.

Parece um assunto tabú para os professores e sindicatos: a indisciplina, que nem é mencionado no artigo do Diário. Não é leccionar - o trabalho intelectual - que cansa e desgasta emocionalmente. É gerir e liderar crianças e jovens cada vez mais indisciplinados, com défice de atenção e concentração, com uma atitude negativa perante o trabalho intelectual, em que só o laxismo da cultura portuguesa, que ainda por cima desvaloriza a escola e o conhecimento, deixa passar como se nada fosse. Como se não fosse causa de insucesso escolar.

Há escolas em que há tanto alvoroço, gritos e assobios, tanto nos recreios como nos corredores dos edifícios de aulas, que é próprio de uma «casa de loucos» e não de uma escola. É este ambiente propício ao estudo e à aprendizagem?

A indisciplina está por resolver também nas escolas da Madeira. Um governo de direita tem uma política de esquerda, que tanto critica. Só quer ser de direita no capítulo da Gestão e Administração das escolas..., precisamente onde não deveria ser.

Não bastará dizer que o sistema educativo português é laxista/facilitista e que a «educação que é um dos três sectores em Portugal onde o Partido Comunista tem mais presença», como se lê hoje também no Diário. Pelos vistos a Madeira não difere.

Depois quer-se que a pedagogia e o professor façam aprender e ter sucesso escolar, como por milagre, quem não trabalha, não estuda, não se esforça e não tem uma atitude positiva perante a aprendizagem.

E, no final, o docente é avaliado pelos resultados dos estudantes, quando há tantas variantes que não controla... O docente nem autoridade tem hoje para educar a vontade (não me venham com pacotes como a «motivação») dos estudantes que decidem passar as aulas sem abrir os livros ou fazer seja o que for, a não ser destruir as condições de ensino-aprendizagem para os outros alunos e para os docentes.

Não se faz cumprir a lei que obriga o estudante a «reconhecer o direito à educação e ensino dos outros alunos» da turma (Artigo 9º (Decreto Legislativo Regional nº 26/2006/M de 4 de Julho de 2006), isto é, de «ter[em] acesso a uma educação de qualidade que permita a realização de aprendizagens bem sucedidas» (Artigo 7º Decreto Legislativo Regional nº 26/2006/M de 4 de Julho de 2006), não obstaculizando o bom decorrer do processo de ensino-aprendizagem na turma.

Tudo é aceite com normalidade, como se fosse um problema de cada professor, coitados.

A propósito:
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 1: condições de trabalho
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 2: a mais grave discriminação
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 3: primeira responsabilidade
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 4: manobra para a estatística I
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 5: manobra para a estatística II
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 6: manobra para a estatística III
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 7: violência camuflada I
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 8: manobra para a estatística IV
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 9: nem ditadura por disciplina nem a ditadura da indisciplina
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 10: educação infantil em Portugal (Eduardo Lourenço)
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 11: racionalidade e realismo precisam-se
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 12: violência camuflada II
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 13: violência camuflada III
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 14: diploma universitário à nascença resolvia problemas da Educação
-Elementos sobre o estado da Escola Pública 15: Violência (des)camuflada IV

Ainda:
-Insucesso escolar vem de longe 3
-Insucesso escolar vem de longe 2
-Insucesso escolar vem de longe 1

Por fim:
Indisciplina por resolver nas escolas da Madeira
Fomentos da indisciplina [quando o exemplo não vem de cima]
«Recuperar o amor à escola» com desamor pelos professores?
Melhores resultados escolares? Então toca a tratar e a compensar melhor os professores
«Apostar a sério da Educação», para quando?

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