picture origin
«A indisciplina na sala de aula transformou-se num sério problema que, em muitas escolas do país, parece tender a agravar-se», escreve hoje o Público. Problema que «dificulta o trabalho de elevado número de professores, que os afecta psicologicamente e, em muitos casos, os leva a meter baixa médica.»
Em Março deste ano, em Valência, o filósofo Fernando Savatar alertou para a «situação de professores “psicologicamente esgotados” que se tranformam “em autênticas vítimas nas mãos dos alunos”. E salienta: “A boa educação é cara, mas a má educação é muito mais cara”, diz não se referindo apenas ao aspecto económico do problema mas a todas as consequências que podem resultar da indisciplina. Savater recomenda aos pais a necessidade de transmitirem aos seus filhos a ideia de que receber uma educação é “uma oportunidade e um privilégio”.»
Além disso, na escola, é a instituição que tem de disciplinar os alunos e não estar sempre a pedir aos pais para o fazerem. O incidente na escola tem de merecer actuação imediata. O estudante falhou, pagou. Mas também é verdade que a escola prefere, muitas vezes, refugiar-se na burocracia para não agir e ser condescendente com a indisciplina (empurrando para os professores desautorizados e para pais permissivos a resolução) e as conseguências para a aprendizagem e rendimento académico dos estudantes.
A propósito:
Indisciplina escolar parte da degradação profissional
Medidas propostas pela FENPROF
Medidas de combate à indisciplina e violência escolares: será a sério?
62: violência camuflada XIV
59: violência camuflada XI
56: violência camuflada VIII
15: violência (des)camuflada IV
13: violência camuflada III
12: violência camuflada II
7: violência camuflada I
38: Bandalheira instalada na pública favorece a privada
30: Onde falhamos nós no público
29: Regras e responsabilização das crianças
27: Responsabilização
23: Leste arrasa postura desculpabilizante
CDS-PP defende restauração da autoridade do professor
Outros:
10: educação infantil em Portugal (Eduardo Lourenço)
Laxismo pós 25 de Abril trama Educação
Brincamos mesmo
País de brincalhões
Fomentos da indisciplina [quando o exemplo nem vem de cima]
Sem comentários:
Enviar um comentário